Artigos - Educação Matemática Crítica

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema, nº 14, pp. 66 a 91, 2000.

SKOVSMOSE, O. COMPETENCIA DEMOCRÁTICA Y CONOCIMIENTO REFLEXIVO EN MATEMÁTICAS, Revista EMA, v. 2, n. 3, p. 191-216, 1997.

Pais, Alexandre; Alves, Ana Sofía; Fernandes, Elsa; Gerardo, Helena; Amorim, Isabel; Matos, Joao Filipe; Mesquita, Mônica (2008). O conceito de crítica em educação matemática e perspectivas de investigação. En Luengo, Ricardo; Gómez, Bernardo; Camacho, Matías; Blanco, Lorenzo (Eds.), Investigación en educación matemática XII (pp. 725-734). Badajoz: Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, SEIEM.

Alves, Ana Sofía; Matos, João Filipe (2008). Educação matemática crítica na escola. En Luengo, Ricardo; Gómez, Bernardo; Camacho, Matías; Blanco, Lorenzo (Eds.), Investigación en Educación Matemática XII (pp. 709-716). Badajoz: Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, SEIEM.

FIALHO, C.; MATOS, J.F., ALVES, A.  Cidadania e educação matemática crítica: investigação sobre o contributo da educação matemática na formação de cidadãos participativos e críticos. In: Actas do Seminário de Investigação em Educação Matemática. Santarém: Associação de Professores de Matemática, 2003.

ARAÚJO, Jussara L. Uma abordagem sócio-crítica da modelagem matemática: a perspectiva da educação matemática crítica. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 55-68, jul. 2009.

CURY, H. N., BAZZO, W. A. Formação crítica em matemática: uma questão curricular? Bolema, v.14, n. 16, p.29 - 47, 2001.

PINHEIRO, Nilcéia A. M. . Formar cidadãos crítico-reflexivos: a contribuição da matemática. Semina. Ciências Sociais e Humanas (Online), v. 28, p. 81-91, 2007. 

PAIVA, A. M. S de. SÁ, I. P de. Educação matemática crítica e práticas pedagógicas. Revista Iberoamericana de Educación, 55 (2), março/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário