Livro "Educação Matemática Crítica: a questão da democracia" - Ole Skovsmose

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR O LIVRO

“Uma aplicação da matemática envolve uma ‘interação’ entre a matemática, vista como um tipo de estrutura formal, e um contexto. Por meio da matemática, podemos falar sobre um ‘pedaço da realidade’; podemos usar a matemática como uma base para decisão; podemos nos referir à matemática quando nós, como técnicos, estamos envolvidos em um processo de construção tecnológica etc. Entretanto, como parte do processo de resolução de problema simplificado, somos colocados em um mundo mágico, onde a gramática da matemática encaixa-se no mundo platônico sobre o qual estamos falando”. (SKOVSMOSE, 2001, p. 132)

Este livro é a base teórica que uso em minha dissertação de mestrado. Meu objetivo ao fazer reflexões sobre os textos de Skovsmose é buscar fundamentos para trabalhar a matemática e os modelos matemáticos como um conhecimento humano, ou seja, o reconhecimento que a matemática não é neutra, sem valores e interesses.

Na década de 1980, surge o movimento da educação matemática crítica, que se preocupa sobretudo com os aspectos políticos da educação matemática. Em outras palavras, o questionamento era pautado por perguntas como: a quem interessa que a educação matemática seja organizada dessa maneira? Para quem deve estar voltada? O trabalho de Ole Skovsmose, entretanto, tem como centro a questão da democracia. O autor dessa obra nos alerta que se a perspectiva democrática não estiver presente na educação matemática, esta será apenas uma domesticadora do ser humano em uma sociedade cada vez mais impregnada de tecnologia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário