Não-neutralidade do Uso de Modelos Matemáticos em Sala de Aula

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MELO, T. B. ; CHRISPINO, A. Não-neutralidade do Uso de Modelos Matemáticos em Sala de Aula. In: XV Encontro Brasileiro de Pós-graduando em Educação Matemática, 2011, Campina Grande. Anais do XV EBRAPEM, 2011.

Resumo
Este presente artigo é parte integrante de uma pesquisa de mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET/RJ. O ensaio apresenta reflexões feita a partir de uma revisão bibliográfica sobre a matemática e os modelos matemáticos em uma sociedade tecnológica. Para trabalhar essas reflexões escolhemos um projeto que trate da modelagem matemática no ensino, sob duas temáticas, a saber, “passagem de transporte público” e “jogos de azar”. Nossa pesquisa se caracteriza por uma investigação qualitativa e por uma pesquisa-ação feita em uma sala de aula de um colégio federal no qual o mestrando é professor.
Palavras-chave: Matemática em uma sociedade tecnológica, modelagem matemática no ensino, Educação Matemática Crítica, Ciência-Tecnologia-Sociedade.

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