Livro "Educação Matemática: Pesquisa em Movimento" - Maria Aparecida Viggiani Bicudo e Marcelo C. Borba (orgs.)

CLIQUE AQUI PARA SABER AONDE COMPRAR

O livro que foi o grande responsável pela minha decisão de fazer pesquisa em Educação Matemática, é uma apagado de vários artigos com diversos aportes teóricos e metodológicos de pesquisa na área. Vale a pena! Tem excelentes artigos.

O movimento da pesquisa gera uma ambigüidade interna e inerente ao próprio processo: modifica, diferencia, mantém. Assim, o conjunto de textos e de autores que aqui escrevem, embora expressem perspectivas diferentes, apresentam convergências significativas. Uma, referente ao respeito e ã aceitação da diversidade do pensamento e da produção do conhecimento, que costuma-se chamar "matemático" e a busca pela compreensão de suas raízes, o que explica várias menções à etnomatemática. Outra, revela a preocupação desse grupo com o ir além dos feitos e dos "fatos" e perseguir o entendimento da própria produção do conhecimento.

O conjunto de textos e de autores que aqui escrevem, embora expressem perspectivas diferentes, apresentam convergências significativas. Uma, referente ao respeito e à aceitação da diversidade do pensamento e da produção do conhecimento, que se costuma chamar “matemático” e a busca pela compreensão de suas raízes, o que explica várias menções à etnomatemática. Outra, revela a preocupação desse grupo em perseguir o entendimento da própria produção do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário